sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Resposta à propaganda da prefeitura

Recentemente, a prefeitura elaborou uma cartilha com informações sobre a trincheira da Anita que está sendo distribuída por funcionários do Centro Administrativo Regional Centro. A cartilha contém informações seriamente equivocadas, por isso nos sentimos no dever de esclarecer a população sobre alguns pontos.

Primeiro equívoco: a trincheira NÃO eliminará todos os semáforos. A mudança no trânsito dos carros não afeta o trânsito de pedestres: eles ainda precisam de um semáforo para atravessar a Carlos Gomes.



Por arborização, imaginamos que a prefeitura esteja se referindo aos jardins verticais dentro do túnel. O que exatamente são esses jardins e como a prefeitura fará a manutenção deles dentro de um túnel ainda é um mistério, mas certamente o tempo "arborização" não se aplica.



 O trânsito NÃO FLUIRÁ com eficiência, pois a eliminação da possibilidade de dobrar à esquerda causará um grande engarrafamento na altura da avenida Eng. Corrêa Daudt (mais informações aqui). Note que em nenhum momento o panfleto faz referência a como a trincheira se relacionará com o trânsito da Corrêa Daudt. Essa é a grande questão que a prefeitura nunca respondeu, muito menos apresentou solução.

Ademais, calçadas verdes e jardins verticais têm tanta eficiência para reduzir ruídos quanto... Bom, na verdade não têm eficiência nenhuma. 



 Mais uma vez: O SEMÁFORO NÃO SERÁ REMOVIDO. É tão sem sentido quanto parece. A trincheira será feita e o semáforo continuará ali, para possibilitar a travessia dos pedestres.

Agora, a grande pergunta é: porque há essa diferença tão grande de tempo entre o semáforo da Anita e o da Carlos Gomes? Por que não liberar mais tempo para o da Anita?



Esse mapa é a parte mais estranha: por que fazer três obras uma ao lado da outra? Lembrando que, logo ao lado da Anita, já existe o viaduto da Nilo Peçanha. Então, num futuro próximo, teremos quatro obras para "melhorar" (aspas muito irônicas) o trânsito a algumas dezenas de metros de distância umas das outras.



 Agora, essa é a parte mais estranha: no mapa dá para ver claramente que a Anita Garibaldi é a única das três vias que não leva ao Centro, pois acaba não muito depois do cruzamento com a 3ª Perimetral. Se a ideia é melhorar o trânsito da região, e todas as vias adjacentes levam ao Centro, por que fazer a obra justamente na Anita?


8 comentários:

  1. A razão dessa trincheira da Anita é melhorar o acesso dos futuros clientes do novo Zaffari da Furriel e do Bourbon Contry que será ampliado. Embora esse empreendedor seja talvez o principal beneficiário da obra, seus custos serão socializados por todos nós, cidadãos de Porto Alegre.
    Para completar, o mesmo empreendedor parece estar emperrando o viaduto da Plínio por prejudicar o acesso dos seus clientes ao Zaffari Higienópolis.
    Tudo bem que a Prefeitura guie suas ações de acordo com os interesses de grandes comerciantes, mas isto não pode se chocar com os interesses maiores da população.
    Aldo M.

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  2. Bobagem.

    Porque as únicas pessoas que não querem a trincheira são os moradores das adjacências e os integrantes do polêmico grupo ciclístico?
    Uns acreditam que seus imóveis desvalorizarão os outros porque não têm nada para fazer e acreditam que POA pode ser uma nova Amsterdam.

    O fluxo de veículos vai melhorar, isso é o que importa. Se não for feito os próprios moradores não conseguirão chegar em suas casas tamanho engarrafamento. Sim, o transporte público deveria ser utilizado para evitar essas obras. Mas VOCÊS mesmos, com certeza, têm mais de um carro na garagem (morei no Figueiras da Anita e sei disso). Pode ter certeza, são os maiores contribuidores destas obras.

    As árvores, questionadas, vocês mesmo não pensaram em derruba-las num momento pretérito em que não existia o edifício Figueiras da Anita. Haviam muitas árvores lá.

    Então, antes que venham com lição de moral, que a obra não é beneficiária, admitam que não querem porque vai desvalorizar seus belos imóveis e vendam seus automóveis para contribuir com o transporte público.

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    1. E claro que os mais prejudicados serao os moradores, mas o pior nao e a desvalorizacao dos imoveis, mas sim o prejuizo a vida das pessoas que aqui vivem. Obviamente pra ti os carros sao mais imoortantes que as pessoas. lutamos por principios pois dinheiro nao falta para quem mora neste bairro e adjacencias da trincheira.

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    2. Hipocrisia, mentira e egoísmo!

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  3. Sou a favor da obra. e de todas mais que venham a favor de tornar o transito mais fluido.

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  4. Por que converter à esquerda na Eng. Daudt? Não será possível fazer a conversão disponível na parte inferior do viaduto da Nilo Peçanha?

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  5. O que atrapalha o trânsio ta região é a quantidade absurda de paradas de ônibus! E a perimetral não foi construída para facilitar o trânsito???? Não é o que vejo. Vejo engarrafamentos enormes na Carlos Gomes em função das 1.832 paradas de ônibus. E a cada meio metro há uma sinaleira!!! Qual será a função da trincheira da Anita??? Será para os 'interessados' embolsarem dinheiro com a obra!!! fato!

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  6. gostqaria de saber em quem a maioria dos moradores da regiao e arredores votou, com certeza nao votaram no prefeito atual, duvido muito hehhehe, evitaram o segundo turno pra nao acordar cedo outra vez num domingo, e agora querem evitar a obra, como diria aquele personagem classico de corridas: ''comam poeira'' heheh

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