Recentemente, a prefeitura elaborou uma cartilha com informações sobre a trincheira da Anita que está sendo distribuída por funcionários do Centro Administrativo Regional Centro. A cartilha contém informações seriamente equivocadas, por isso nos sentimos no dever de esclarecer a população sobre alguns pontos.
Primeiro equívoco: a trincheira NÃO eliminará todos os semáforos. A mudança no trânsito dos carros não afeta o trânsito de pedestres: eles ainda precisam de um semáforo para atravessar a Carlos Gomes.
Por arborização, imaginamos que a prefeitura esteja se referindo aos jardins verticais dentro do túnel. O que exatamente são esses jardins e como a prefeitura fará a manutenção deles dentro de um túnel ainda é um mistério, mas certamente o tempo "arborização" não se aplica.
O trânsito NÃO FLUIRÁ com eficiência, pois a eliminação da possibilidade de dobrar à esquerda causará um grande engarrafamento na altura da avenida Eng. Corrêa Daudt (mais informações aqui). Note que em nenhum momento o panfleto faz referência a como a trincheira se relacionará com o trânsito da Corrêa Daudt. Essa é a grande questão que a prefeitura nunca respondeu, muito menos apresentou solução.
Ademais, calçadas verdes e jardins verticais têm tanta eficiência para reduzir ruídos quanto... Bom, na verdade não têm eficiência nenhuma.
Mais uma vez: O SEMÁFORO NÃO SERÁ REMOVIDO. É tão sem sentido quanto parece. A trincheira será feita e o semáforo continuará ali, para possibilitar a travessia dos pedestres.
Agora, a grande pergunta é: porque há essa diferença tão grande de tempo entre o semáforo da Anita e o da Carlos Gomes? Por que não liberar mais tempo para o da Anita?
Esse mapa é a parte mais estranha: por que fazer três obras uma ao lado da outra? Lembrando que, logo ao lado da Anita, já existe o viaduto da Nilo Peçanha. Então, num futuro próximo, teremos quatro obras para "melhorar" (aspas muito irônicas) o trânsito a algumas dezenas de metros de distância umas das outras.
Agora, essa é a parte mais estranha: no mapa dá para ver claramente que a Anita Garibaldi é a única das três vias que não leva ao Centro, pois acaba não muito depois do cruzamento com a 3ª Perimetral. Se a ideia é melhorar o trânsito da região, e todas as vias adjacentes levam ao Centro, por que fazer a obra justamente na Anita?
A razão dessa trincheira da Anita é melhorar o acesso dos futuros clientes do novo Zaffari da Furriel e do Bourbon Contry que será ampliado. Embora esse empreendedor seja talvez o principal beneficiário da obra, seus custos serão socializados por todos nós, cidadãos de Porto Alegre.
ResponderExcluirPara completar, o mesmo empreendedor parece estar emperrando o viaduto da Plínio por prejudicar o acesso dos seus clientes ao Zaffari Higienópolis.
Tudo bem que a Prefeitura guie suas ações de acordo com os interesses de grandes comerciantes, mas isto não pode se chocar com os interesses maiores da população.
Aldo M.
Bobagem.
ResponderExcluirPorque as únicas pessoas que não querem a trincheira são os moradores das adjacências e os integrantes do polêmico grupo ciclístico?
Uns acreditam que seus imóveis desvalorizarão os outros porque não têm nada para fazer e acreditam que POA pode ser uma nova Amsterdam.
O fluxo de veículos vai melhorar, isso é o que importa. Se não for feito os próprios moradores não conseguirão chegar em suas casas tamanho engarrafamento. Sim, o transporte público deveria ser utilizado para evitar essas obras. Mas VOCÊS mesmos, com certeza, têm mais de um carro na garagem (morei no Figueiras da Anita e sei disso). Pode ter certeza, são os maiores contribuidores destas obras.
As árvores, questionadas, vocês mesmo não pensaram em derruba-las num momento pretérito em que não existia o edifício Figueiras da Anita. Haviam muitas árvores lá.
Então, antes que venham com lição de moral, que a obra não é beneficiária, admitam que não querem porque vai desvalorizar seus belos imóveis e vendam seus automóveis para contribuir com o transporte público.
E claro que os mais prejudicados serao os moradores, mas o pior nao e a desvalorizacao dos imoveis, mas sim o prejuizo a vida das pessoas que aqui vivem. Obviamente pra ti os carros sao mais imoortantes que as pessoas. lutamos por principios pois dinheiro nao falta para quem mora neste bairro e adjacencias da trincheira.
ExcluirHipocrisia, mentira e egoísmo!
ExcluirSou a favor da obra. e de todas mais que venham a favor de tornar o transito mais fluido.
ResponderExcluirPor que converter à esquerda na Eng. Daudt? Não será possível fazer a conversão disponível na parte inferior do viaduto da Nilo Peçanha?
ResponderExcluirO que atrapalha o trânsio ta região é a quantidade absurda de paradas de ônibus! E a perimetral não foi construída para facilitar o trânsito???? Não é o que vejo. Vejo engarrafamentos enormes na Carlos Gomes em função das 1.832 paradas de ônibus. E a cada meio metro há uma sinaleira!!! Qual será a função da trincheira da Anita??? Será para os 'interessados' embolsarem dinheiro com a obra!!! fato!
ResponderExcluirgostqaria de saber em quem a maioria dos moradores da regiao e arredores votou, com certeza nao votaram no prefeito atual, duvido muito hehhehe, evitaram o segundo turno pra nao acordar cedo outra vez num domingo, e agora querem evitar a obra, como diria aquele personagem classico de corridas: ''comam poeira'' heheh
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